Depois de quase 13 anos volto ao site ItaocaraRJ para te fazer um convite: Vamos falar sobre a internet, mobilidade e negócios?
Bem antes de mais nada vou me apresentar: Meu nome é Landerson Gomes, sou analista de sistema, MVP da Embarcadero no Brasil e consultor de tecnologia e desenvolvimento de sistemas e aplicativos móveis.
Sou o tipo de pessoa que quase tudo o que vejo faz com que eu me lembre da minha cidade, e temática dessa postagem é propor ao empresariado local a reflexão sobre o cenário da tecnologia e possibilidades fortalecer, expandir ou gerar negócios. E aos consumidores, convido comentarem e expor suas opiniões, espero que gostem!
A internet, a mobilidade, a internet das coisas, a internet de tudo
Já temos pelo mundo casas conectadas à internet, certamente nossos filhos já verão isso com maior frequências, utilizar o smartfone para abrir o protão de casa, apagar ou acender luzes, etc. Essa fase da internet é chamada de IoT (Internet of Things – Internet das Coisas), e já está pra lá de estabelecida, nela nós seres humanos interagimos com as coisas, não demora muito veremos as primeiras casas inteligentes na região. Numa fase mais avançada teremos coisas interagindo com coisas pela internet, essa era já está próxima, na verdade já ocorre em alguns pontos do mundo: a internet de tudo! Já é possível vermos carros auto-controlados por dispositivos de posicionamento via satélite, geladeiras que solicitam diretamente no supermercado o leite que já foi consumido e não ocupa mais seu devido lugar na prateleira.
O desafio de manter os negócios aliados a tecnologia
Se hoje a internet está presente na vida de grande parte dos itaocarenses (e brasileiros em geral), e boa parte dos empresários da região demorou a perceber seu poder, agora não há como não notar. Chega-se a um restaurante, e uma das coisas que se pergunta, às vezes antes de solicitar o cardápio, é a “senha da internet”. Não vamos entrar no mérito se é certo ou errado, almoçar ou jantar checando seus e-mails e/ou mensagens instantâneas, o que que estou colocando aqui, é que não basta mais para as pessoas ter a internet na sua casa, o mundo está tão conectado que pessoas estão trocando informações em qualquer lugar. Certamente como consumidor você viu isso, ou até mesmo “pediu” a senha da internet em algum restaurante por aí.
O desafio de ser visto e lembrado pelo público consumidor já não é mais atendido apenas por uma loja física bem localizada, com uma vitrine bonita. Não estou dizendo que isso é desnecessário, que fique bem claro. Mas há um novo desafio, que é levar seu negócio para a palma da mão dos consumidores, seus produtos estarem disponíveis a um clique de mouse, ou até mesmo provendo esse tipo de comodidade para seus clientes dependendo do ramo de atuação de seu negócio.
Estar na onda da mobilidade
Como mencionei no início da postagem, tudo que vejo me remete a uma visão de como se aplica aquilo ao cenário de Itaocara e região. Ministrando uma de minhas palestras no último dia 26/10/2016 na Embarcadero Conference em São Paulo, mencionei que o ser humano, em média, olha para a tela do smartfone 150 vezes ao dia, isso equivale a aproximadamente 2:40h, conforme pesquisa do IDC.
Com isso me vem logo a pergunta, quantas empresas da nossa região estão atentas as esse nicho de consumo para seus produtos ou serviços? Quantas empresas se encontram em algum aplicativo (App) ou possuem o seu próprio App? Seja ele apenas expondo ideias produtos e conceitos, ou até mesmo Apps capazes de efetuar vendas? Vou te dar um exemplo rápido: Aplicativo de compra de comida pelo smartfone, sim aquele que passa na sua TV, já parou para pensar quantos restaurantes, lanchonetes de Itaocara ou região estão lá?
É preciso entender que não estou falando apenas tendência, “por que todo mundo tem eu vou ter”. O que estou tentando dizer é que temos um fato! Segundo pesquisa da Sociomantc 79% do trafego da internet atual ocorre através de dispositivos móveis. Sendo assim, levar o seu negócio, produto ou serviço para o universo mobile é algo que mais cedo ou mais tarde você precisará fazer.
O consumidor como está?
Pois bem, essa é a pergunta que deixarei para que você responda e comente aqui na postagem. Você que me deu a atenção de sua leitura até aqui, se for um empresário já parou para pensar que pode ter clientes sentindo falta de “levar sua empresa no bolso”? E você que é cliente, concorda comigo? De que tipo de empresa, produto ou serviço de nossa região você sente falta no seu smartfone ou tablet?
Comente aí e até a próxima!
Landerson Gomes Itaocarense Analista de Sistemas Embarcadero MVP no Brasil
Bem-vindo de volta ao futuro!!!