O Túnel do Campo de semente
Este túnel fica localizado no Campo de Semente, entre Itaocara e o distrito de Portela, passando pela estrada de chão.
Para que você possa chegar no local, deve-se seguir reto passando pela rodoviária de Itaocara, hospital e depois você encontrará a curva da Piteira, onde inicia uma estrada de chão.
Partindo de Itaocara, são aproximadamente 6 quilômetros.
Esta estrada é muito utilizada pelos ciclistas para pedalar e muitas pessoas fazem caminhada também neste local.
Vale a pena acompanhar também o por do sol na antiga Roda Dàgua você encontrará logo no início da estrada, olhando a esquerda para a beira rio.
Itaocara tem muitos pontos turísticos, bastas que saibamos procurar.
Ajude você também mostrar as belezas naturais de nossa maravilhosa cidade, nos envie no email sac@itaocararj.com.br fotos e informações de outros pontos turísticos para serem visitados de nossa cidade.
Curiosidades sobre o Campo de Semente
Estação Experimental de Itaocara
No Campo de Semente fica localizado a Estação Experimental de Itaocara desenvolve atividades relacionadas à pecuária de leite, fruticultura e produção de grãos, com abrangência em toda a região Noroeste Fluminense, que é caracterizada por pequenas e médias propriedades fortemente baseadas na Agricultura Familiar.
Executa projetos que visam melhorar a produção leiteira através de tecnologias geradas para promover a saúde animal, ampliar a produtividade e reduzir custos de produção.
Fonte : www.pesagro.rj.gov.br/eeic.html
Ilha do Nino
Turismo ecológico
(Bar do Nino)
Estabelecimento, localizado em uma ilha fluvial do Rio Paraíba Campo de Semente – Itaocara – RJ
Existem placas indicativas no local.
Projeto Piabanha
Fundado em 1998, o Projeto Piabanha é uma organização da sociedade civil de interesse publico regido pela Associação de Pescadores e Amigos do Rio Paraíba do Sul e está localizado na Estação Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro – PESAGRO/RIO, em Itaocara, município da região noroeste fluminense. Com o maior plantel de reprodutores de espécies nativas da bacia do rio Paraíba do Sul no Estado do Rio de Janeiro, o Projeto mantém no seu campus um Centro Socioambiental com Laboratório de Monitoramento de Ictiofauna; Setor de Conservação da Fauna Aquática; Laboratório de Incubação de Ovos e Larvas, dezenas de tanques para alevinos, juvenis e reprodutores e ainda retém uma área com potencial para construção de outras instalações. O Projeto está inserido no Domínio das Ilhas fluviais do rio Paraíba do Sul e desenvolve linhas de pesquisa como o Programa de Ovos e Larvas de Peixes, Monitoramento de Ictiofauna e Crustáceos, dentre outras pesquisas relacionadas à fauna aquática a fim de subsidiar futuras decisões para a conservação dos estoques pesqueiros, e valoração ecológica e ambiental do Domínio das Ilhas Fluviais.
Nossa, é muito lindo mesmo!