Depois de tanto tempo de espera, semanas de ansiedade, toneladas de especulações e muita choradeira para que Pokémon GO viesse para o Brasil, agora é oficial: o game já está disponível na lojas mobile do Android e do iOS.
O jogo está sendo distribuído nas lojas de aplicativos dos respectivos smartphones a partir de 03/08/2016. Se você estava se remoendo pelo fato de os gringos já terem o título, mas você não, é hora de aproveitar e caçar monstrinhos de bolso até não aguentar mais. A nostalgia voltou e agora nós também podemos realizar o sonho de nos tornarmos mestres Pokémon de verdade.
Provavelmente, os servidores podem passar por instabilidade em um primeiro momento devido à grande quantidade de volume de acessos. De uma forma ou de outra, você já deve conseguir sair nas ruas e correr para pegar pokébolas e pokémons, parar em pokéstops, capturar Pidgeys e se tornar líder dos ginásios espalhados pela cidade.
O guia básico de Pokémon GO
1 – Capture muitos, mas muitos pokémons (mesmo que eles sejam repetidos)
No começo, você só vai encontrar Zubats, Pidgeys, Digletts e outros pokémons mais fracos. Entretanto, como todo Magikarp vira Gyarados, é bom guardá-los com você. Vamos explicar em breve como os evoluir, mas por ora basta capturar muitos, mesmo que sejam repetidos. Não tenha medo de ter 10 Caterpies ou 14 Geodudes. Apenas os capture. Você verá que isso é necessário para upar os seus pokémons.
2 – Não precisa gastar dinheiro! Pare em pokéstops para ganhar pokébolas
Com tanto pokémon para capturar, é normal que as suas pokébolas acabem uma hora. Você começa com 50 delas e, em um primeiro momento, parece que só é possível comprar com dinheiro de verdade. Contudo, existem centenas de opções gratuitas para você recarregar os itens. Basta passar nas pokéstops, que são pontos espalhados pelo mapa, para ganhar prêmios. Os locais que fornecem recursos recarregam de 10 em 10 minutos.
3 – Escolher a sua equipe e participar de batalhas é apenas no level 5
Quando começar a sua jornada Pokémon, você será apenas um pimpolho recém-saído das fraldas que mal tem pokémons na sua Pokédex. Se quiser usar as suas criaturas para batalhar e se tornar líder de ginásio, vai ter que esperar um pouco. É preciso ganhar pontos de XP e upar o nível de treinador para 5. Nesse momento, você poderá escolher a sua equipe: Valor, Mystic ou Instinct.
4 – Você pode atacar, esquivar e usar golpes especiais nos combates
Em Pokémon GO, só é possível batalhar em ginásios. Assim como as pokéstops, eles estão espalhados pelo mapa da sua cidade e podem ser conquistados. Caso já haja um líder da equipe rival por lá, você pode batalhar contra ele. Você pode atacar ao tocar na tela, esquivar ao deslizar o dedo para os lados e usar o golpe especial, que é simbolizado por uma barrinha azul, segundo o dedo no display.
5 – O ataque do seu Pokémon depende do CP e do tipo dele
Há um número que não fará sentido para você até que você saia por aí conquistando ginásios: CP. É a sigla para Combat Power ou Nível de Combate, que é o poder do seu pokémon. Para aumentar esse número, você precisa de Stardust e Candies, sobre os quais falaremos em breve. Além disso, as vantagens e desvantagens de tipos permanecem, ou seja, água ainda ganha bônus de ataque sobre fogo.
6 – Para evoluir Pokémons você precisa de Stardust e Candies
Chega de andar por aí com o bolso cheio de Pidgeys. Quando eu vou ter o meu Pidgeott? Para evoluir o seu bichinho, você precisa gastar pontos de Stardusts, que são coletados ao capturar pokémons, defender ginásios ou chocando PokéEggs, e Candies, que são conquistados ao pegar outros monstrinhos. Entretanto, cada Pokémon tem o seu próprio Candy, ou seja, não dá para usar itens de um Pikachu em um Charmander.
Além disso, você pode trocar as suas criaturas repetidas por 1 Candy com o Professor Willow. Viu por que capturar pokémons repetidos vale a pena? Somente capturando muitos dos mesmos é que você vai conseguir evoluir cada um deles.
7 – Você pode chocar PokéEggs enquanto anda, mas a tela precisa estar ligada
PokéEggs são ovos que vão gerar um Pokémon recém-nascido. Você pode ganhar PokéEggs de graça ao parar em pokéstops, mas vai precisar de um item chamado Egg Incubator para chocá-los. Você precisa andar 2, 5 ou 10 km para dar certo; quanto mais longe, melhor a recompensa. Você tem uma incubadora logo quando começa o jogo e ela nunca vai ser perdida, mas você pode comprar mais delas, que são temporárias. No entanto, fica a dica: sair por aí andando com o celular no bolso enquanto ouve música não adianta nada, você precisa ter o jogo aberto para funcionar.
8 – Há alguns pokémons que não são encontrados em qualquer lugar ou hora
Se você acha que o Lapras, o Blastoise e os outros mais da hora vão estar na esquina da sua casa, se enganou. Cada tipo de pokémon tende a aparecer em locais específicos. Não entendeu? Pokémons de água vão aparecer próximos de lagos, rios e ambientes úmidos, assim como criaturas fantamas aparecerão em áreas residenciais durante a noite.
Pokémon Go – Dicas e Truques é uma revista digital. Nesta edição o game é abordado desde assuntos iniciantes até a assuntos mais avançados. Muriel Machado, especialista no game e idealizador da revista, conta sem esconder detalhes suas melhores dicas, macetes e estratégicas para poder avançar mais rápido no jogo, de maneira honesta, sem trapaças ou hacks. Um conteúdo muito rico, com uma diagramação muito bonita, de fácil leitura e compreensão. Se você ainda não entrou neste mundo de Pokémon Go ou se você já joga mas quer ser um melhor treinador, então esta revista é para você.