Google Street View é um recurso do Google Maps e do Google Earth que disponibiliza vistas panorâmicas de 360° na horizontal e 290° na vertical e permite que os usuários (utilizadores) vejam partes de algumas regiões do mundo ao nível do chão /solo. Quando foi lançado em 25 de maio de 2007, apenas 5 cidades americanas haviam sido incluídas. Desde então já se expandiu para milhares de localizações em alguns países como Estados Unidos, França, Austrália, Japão, Portugal e Brasil.
Trevo de Itaocara visto pelo Street View do Google
Clique na imagem acima e arraste, para navegar nas ruas de Itaocara.
O Google Street View mostra fotos tiradas por uma frota de veículos. Em áreas de pedestres, ruas estreitas e outros lugares que não podem ser acessados por carros são usadas as Google Bikes. As imagens podem ser navegadas usando tanto o mouse quanto o teclado. Com esses dispositivos as fotos podem ser vistas em diferentes tamanhos, a partir de qualquer direção e de diversos ângulos. As linhas que surgem na rua que está sendo exibida indicam a direção seguida pelo carro com a câmera do street view.
Como utilizar Street View do Google
1. Abra o Google Maps.
2. No canto inferior direito, clique no Pegman .
Em seguida, arraste-o para a área que você deseja explorar.
3. Solte o Pegman em uma linha azul, um ponto azul
ou um ponto laranja no mapa.
4. Quando terminar, no canto superior esquerdo, clique em Voltar .
Alguns exemplos de Streetview famosos
A frota do Google
Fonte: www.google.com/streetview/understand
Carro do Street View
Percorremos um longo caminho desde o lançamento inicial em 2007 nos EUA. Expandimos nossas fotos 360 para incluir locais de todos os sete continentes.
Trekker do Street View
O Trekker permite que o Street View retrate mais lugares ao redor do mundo, locais que nenhum carro, triciclo, aparelho de captura ou motoneve consegue acessar. Essa mochila é equipada com um sistema de câmeras no topo e sua portabilidade permite coletar imagens em espaços apertados e estreitos ou locais acessíveis apenas a pé. Nossa primeira coleção usando essa tecnologia de câmeras foi tirada ao longo do terreno rochoso e acidentado do Grand Canyon no Arizona, EUA.
Aparelho de captura do Street View
Quando um grupo de Googlers amantes da arte resolveu levar a tecnologia Street View a museus do mundo inteiro, precisamos desenvolver um sistema que pudesse passar pela porta dos museus e contornar esculturas com facilidade. Essa primeira “aventura” interna fez o equipamento diminuir até caber em um carrinho com um sistema de câmeras, que chamamos de Trolley. Foram coletadas não apenas vistas do interior de museus, mas também o interior de outros lugares, como a Casa Branca e estádios.
Moto de neve do Street View
Outro lugar que pensamos que seria divertido levar as câmeras do Street View são as encostas. Durante alguns finais de semana, com a ajuda de motos, fita adesiva e alguns discos rígidos a mais enrolados em jaquetas de esqui (para suportar o frio), a equipe conseguiu montar o equipamento do Street View em uma moto de neve. Agora esquiadores, praticantes de snowboard e pessoas que adoram caminhar na neve podem explorar a montanha de Whistler Blackcomb e os terrenos nevados e acidentados nos arredores de resorts.
Triciclo do Street View
Embora possamos visitar lugares lindos em todo o mundo com o carro do Street View, não é possível chegar de carro a alguns dos lugares mais interessantes e divertidos. Para chegar a algumas das estreitas ruelas da Europa, como as de Barcelona e Paris, uma equipe de engenheiros construiu um sistema de câmeras posicionado em triciclo. Este triciclo com um sistema de câmeras no alto recolhe automaticamente as imagens à medida que o operador pedala. Como resultado, compartilhamos as visualizações de muitos locais, inclusive parques temáticos, campi universitários, zoológicos, Stonehenge e Patrimônios Mundiais da UNESCO do mundo inteiro.
No Comments Yet