Em maio de 2004, foi nomeado Bispo da Diocese de Nova Friburgo pelo papa João Paulo II. Quatro anos depois, assumiu como responsável pela delegação oficial do Brasil para o VI Encontro Mundial do Papa com as Famílias. No mesmo ano, foi eleito membro da Academia Brasileira de Filosofia, para a 16ª cadeira, antes ocupada por Dom Estevão Tavares Bittencourt.
Em janeiro de 2010, teve a sua renúncia como bispo diocesano de Nova Friburgo aceita pelo Papa Bento XVI, por limite de idade, passando a ser bispo emérito da região. Dom Rafael cursou Direito Civil pela Universidade de Salamanca e, na mesma instituição, concluiu doutorado com a tese “El caudillismo em Latino-américa”. Em 1959, recebeu a ordenação sacerdotal, na Prelazia do Opus Dei, no dia 20 de dezembro de 1959.
Dom Rafael morreu na noite desta terça-feira. Seu velório público começará às 7h desta quarta feira, na Catedral Metropolitana de São Sebastião, no Centro do Rio, seguido de missas às 7h, 8h30m, 10h, 11h30m e 14h. Após a última celebração, o corpo seguirá para o cemitério São Francisco Xavier, no Caju, para ser sepultado no mausoléu da Opus dei.
Fonte: O Globo