Hobby virou vício e Marcelo já vendeu peças para 4 estados do Brasil e cada uma demora até 6 meses para ficar pronta.
Se você nasceu na década de 80/90, com certeza vai se identificar com Marcelo “Robocop”. Os anos 80 e 90 foram marcados pela chegada das grandes séries de ação japonesas (tokusatsus) no Brasil, principalmente os metal heroes (Jaspion, Jiraya, Jiban, Gyaban), Kamen riders (Black Kamen Rider), Ultramans e os Super Sentais (Flashman, Maskman, Changeman).
O responsável pela arte é Marcelo Senra Ferreira, de 34 anos, conhecido como ”Marcelo Robocop”. O nome já representa muito, afinal a primeira armadura feita, há quase quatro anos, foi mesmo do ciborgue mais famoso do cinema.
Os tokusatsus ficaram tão famosos que a sua popularidade no país atravessou gerações e sobrevive até os dias de hoje no coração, e nas representações através dos cosplays, dos fãs. Marcelo “Robocop” Ferreira é um dos principais exemplos disso no Brasil.
Mineiro da cidade de Caratinga, o funcionário público Marcelo Ferreira é um fã incondicional dos seriados japoneses dos anos 80 e 90.
”No começo comecei fazendo de brincadeira e acabou que, com o resultado, achei tão bacana, que agora não vejo como sair disso. ” diz Marcelo.
De acordo Marcelo, ele possui um acervo com mais de 2 MIL DVD’s de filmes e seriados de época. Porém sua paixão vai muito além de uma simples “coleção”.
Desde 2009 Marcelo vem realizando seu sonho, e daqueles que um dia sonharam ser um “herói”, confeccionando trajes reais e fiéis dos mais famosos heróis japoneses, dando vida aquilo que era “ficção”.
“Iniciei como cosmaker em 2009, mas no inicio era brincadeira, só fazia trabalhos para mim , na verdade as coisas aconteceram por acaso quando resolvi fazer um cosplay do Robocop, por amor ao personagem, depois de feito tive uma repercussão bacana e resolvi fazer mais alguns trabalhos pessoais porém tomaram proporções maiores. Com a super exposição do meu trabalho acabou gerando encomendas, no início para amigos, hoje já para várias pessoas de diferentes estados do país inteiro.”
O vídeo abaixo, mostra um pouco da história de vida de Marcelo.
A dedicação e persistência resultam na perfeição dos detalhes nas obras confeccionadas por Marcelo. Entre seus grandes trabalhos estão a metaltex, do Fantástico Jaspion e a armadura do ninja Jiraiya.
Além de, claro, trabalhos em dimensões menores, como a confecção de capacetes, mas nem um pouco menos prestigiado quanto as armaduras. Em um evento de São Paulo em 2014, marcado pela presença do ator japonês Takumi Tsutsui, que interpretou o ninja Jiraya originalmente, Marcelo foi elogiado após Takumi ter usado o capacete confeccionado pelas mãos do nosso artista .
”O ator do jiraya veio ao Brasil e usou o capacete que eu fiz. Ele me elogiou e disse que o capacete é o mais parecido que ele já viu até hoje”.
Cada peça é feita a partir de vários processos, que vão desde a criação do molde até o acabamento final dos detalhes e a pintura. Dentre os materiais necessários estão silicone, massa plástica, resina e fibra de vidro.
O “passo a passo” para confecção e todos os detalhes necessários sobre os materiais podem ser encontrados nesse tutorial completo do Marcelo.
As obras confeccionadas por Marcelo servem de inspiração a todos que desejam seguir a carreira de cosmaker ou apenas realizar o sonho de se tornar um “herói” por um dia.
“Esse fato se torna inesquecível e imortalizado por toda minha vida , e sempre que olhar para essa armadura lembrarei de como é gratificante superar as dificuldades e ver que quando se sonha e tem vontade não se tem limite e que tudo se torna possível.”
O que antes era apenas um “hobbie” hoje é quase uma profissão que gera a Marcelo encomendas de fãs espalhados pelo Brasil inteiro.
Fonte: Textos da Internet e fotos recebidas do próprio Marcelo Ferreira.
No Comments Yet