O Suboficial da Marinha do Brasil Moacyr Alexandre Garcia Jacuru, tem 41 anos é natural de Itaocara-RJ onde morou até seus 17  anos. Estudou no Colégio Cenecista João Brazil, hoje Colégio Municipal Nildo Caruso Nara, Escola Estadual Teotônio Brandão Vilela e Colégio Estadual Frei Tomás.

Morando atualmente em São Paulo-SP e trabalha atualmente no Comando do 8º Distrito Naval.

Os seus inspiradores foram seus padrinhos Gerson Sacramento, já falecido que foi da Marinha e seu irmão Jorge Henrique, que também é da Marinha os seus pais, Francisco e Elisa, sua família em geral e amigos.

Todos tiveram participação ímpar na sua decisão. Todos o ajudaram de alguma forma, seja em conselhos, nos estudos e nas palavras de motivação.

Em 1994 Moacyr se inscreveu no concurso para Escola de Aprendizes-Marinheiros. E foi fazer o concurso no Rio de Janeiro, no Estádio do Maracanã. Ele comenta que se sentia um pingo d’água no oceano, pois tinham muitos candidatos. E esse concurso é pra todo o Brasil, e mesmo assim ele foi classificado.

No ano de 1995 no dia 7 de janeiro Moacyr saiu da sua amada e querida cidade, Itaocara. Foi para o RJ e depois embarcou num ônibus rumo a Escola de Aprendizes-Marinheiros em Santa Catarina, no bairro do Estreito na cidade de Florianópolis.

Lá foi um ano difícil, pois tinha além das atividades físicas e as aulas, várias outras atividades extracurriculares. Também teve o privilégio de ser trompetista da Banda da Escola e lá neste período fez muitos amigos, muitos deles tem contato até hoje.

“Lá me forjei como homem, cidadão e profissional. Escreveria várias laudas sobre este ano emblemático.” – diz Moacyr

Após sua formatura no dia 13/12/1995 foi designado para servir a bordo do Navio Aeródromo Ligeiro Minas Gerais.

Embarcou no dia 09/01/1996. Foram 2 anos 7 meses e 7 dias a bordo deste maravilhoso navio.

Estiveram em missões nos EUA, Porto Rico, Argentina e Uruguai.

Como Marinheiro no porta-aviões teve o privilégio de fazer exercícios com as Marinhas dos EUA (US Navy), Argentina e Uruguai, e ficou servindo lá até o ano de 1998.

No ano de 1999 foi realizar o curso na graduação de Cabo, onde se especializou na profissão de Escrevente. Depois do curso foi designado para servir na Base Aérea de São Pedro da Aldeia onde ficou do ano 2000 até 2001 e depois serviu no Comando da Força Aeronaval na Seção de Logística.

Ficou na área de São Pedro da Aldeia até o ano de 2003 onde voltou para Niterói-RJ.

“Falando de Niterói é interessante, pois quando regressei, pois já tinha vivido no RJ, me identifiquei muito com a cidade. Fui servir em 2003 no Centro de Apoio a Sistemas Operativos situado na Base Naval do Rio de Janeiro e continuei meus estudos, pois nesta época ingressei na Universidade Federal Fluminense (UFF) para dar continuidade no Curso de Direito, pois já havia começado na época que estava na região dos lagos. O Direito é outra paixão. E tenho orgulho de dizer que foi com muito esforço que consegui me formar no ano de 2008.” diz Moacyr

Logo depois foi fazer a Escola de Sargentos da Marinha em 2005, pois chegou até esta graduação por concurso interno. Após o final do curso foi designado para servir na Base de Hidrografia da Marinha em Niterói onde ficou até o ano de 2007.

Em 2007 foi trabalhar na área jurídica na Diretoria de Pessoal Militar da Marinha onde ficou até o ano de 2013. O Curso de Direito o ajudou de sobremaneira a ter qualificação para trabalhar em tal área.

Em 2013 Moacyr é transferido para São Paulo, onde está até hoje trabalhando no Comando do 8º Distrito Naval. Trabalhou 3 primeiros anos na área de Comunicação Social, onde aprendeu muito, pois é uma área de muitos desafios. Uma das maiores missões da Comunicação Social neste localidade é divulgar o nome da Marinha do Brasil através de seus vários projetos e missões realizados na nossa jurisdição que é o Estado de São Paulo, Sul de Minas Gerais e o Estado do Paraná.

No ano de 2016 através de processo seletivo no 8º Distrito foi designado para ficar cedido na 2ª Circunscrição Judiciária Militar (órgão da Justiça Militar da União), foi pra ele uma grande honra ter pertencido e colaborado com a 2ª CJM nesta época. Regressou ao 8º Distrito Naval em 2018, neste mesmo ano e foi promovido à graduação de Suboficial e hoje em dia é responsável pela carreira de aproximadamente 400 militares exercendo a função de Sargenteante-Geral, uma espécie de gerenciador de carreira. Função que requer muita gestão e liderança. Também exerce a função colateral de Conselheiro Jurídico da Associação dos Permissionários do Comando do 8º Distrito Naval.

“Agradeço muito a Deus por ter chegado até aqui com tamanha responsabilidade e sei que tem muita coisa por vir ainda. Nesses 24 anos que sirvo a Marinha digo que aprendi muito e tenho muito a aprender. É uma carreira de muita luta. Tem que se dedicar ao trabalho e também aos estudos. Agradeço também site Itaocararj pela honra que os Srs. estão me proporcionando de passar a todos os itaocarenses a mensagem de que tudo é possível. Quem tem um sonho tem que ir atrás seja ele qual for. A Educação e o esforço abre portas e pra mim não foi diferente. Quero deixar meu abraço a todos dessa cidade encantadora e singular que é nossa Itaocara.” diz Moacyr