Ícone do site Site Itaocara RJ

INTERIORIZAÇÃO DO INSTITUTO BEMJAMIM CONSTANT NA REGIÃO NOROESTE FLUMIENSE

Nesta quarta-feira, 27/02/2019, na sede da instituição, no bairro da Urca/RJ, foi celebrada parceria entre o município de Itaocara/RJ e o Instituto Benjamim Constant (IBC), centro de referência nacional na área de deficiência visual, entre os objetivos estão o de capacitar profissionais e assessorar instituições públicas e privadas nessa área para a formação de centros de inclusão na região.

O IBC foi representado por João Ricardo Melo Figueiredo (Diretor-geral), Elise de Melo Borba Ferreira (Diretora Departamento de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão – DPPE) e Jeane Gameiro Miragaya (Chefe Divisão de Extensão e Aperfeiçoamento – DEA). E o município representado por Jaderson Aleixo (Vereador) e Anselmo Biasse (Diretor do Polo Regional de Itaocara – CEDERJ/UAB).

Com ações reais de política pública o vereador Jaderson Aleixo teve a iniciativa de buscar essa parceria que beneficiará não só Itaocara, mas toda a região. Como agenda assumida, logo após o carnaval o vereador Jaderson Aleixo que estará “pilotando” a interiorização, fará reunião com os prefeitos e secretários de educação dos municípios circunvizinhos, convidando-os a participarem da reunião no dia 03/04/2019 (quarta-feira) em Itaocara com o Diretor-geral, João Ricardo, que servirá para chancelar a interiorização do instituto, assim como conscientizar, esclarecer e convidar os gestores que juntem forças e participem dessa expansão.

Na foto, da direita para esquerda: Elise, Anselmo, João Ricardo, Jaderson e Jeane.

O Instituto Benjamin Constant (IBC) é um órgão singular, dotado de autonomia administrativa limitada, ligado diretamente ao Gabinete do Ministro de Estado da Educação.

O IBC é além de uma escola que atende crianças e adolescentes cegos, surdocegos, com baixa visão e deficiência múltipla; é também um centro de referência, a nível nacional, para questões da deficiência visual, capacitando profissionais e assessorando instituições públicas e privadas nessa área, além de reabilitar pessoas que perderam ou estão em processo de perda da visão.

Ao longo dos anos, o IBC tornou-se também um centro de pesquisas médicas no campo da oftalmologia, possuindo um dos programas de residência médica mais respeitados do país. Através desse programa, presta serviços de atendimento médico à população, realizando consultas, exames e cirurgias oftalmológicas.

O IBC é comprometido também com a produção e difusão da pesquisa acadêmica no campo da Educação Especial. Através da Imprensa Braille, edita e imprime livros e revistas em Braille, além de contar com um farto acervo eletrônico de publicações científicas.

Sair da versão mobile