Devido à luta entre os índios Coroados e Puris, os religiosos Capuchinhos que colonizavam São Fidélis sentiram a necessidade de criar, no local das divergências, uma nova aldeia, que, acolhendo uma das tribos, separasse os litigiantes. Em 1809, o frei Tomás, da cidade de Castelo, chegou às terras escolhidas para a fundação da aldeia, a qual denominou São José de Dom Marcos, em homenagem ao antigo vice-rei Marcos de Noronha e Brito. O nome escolhido não criou raízes no pensamento dos habitantes, que preferiram designar o local de “Itaocara”, termo tupi que significa “praça de pedra”, através da junção dos termos itá (“pedra”) e okara (“praça”), em referência ao penhasco que lhe ficava fronteiro, na margem oposta do Rio Paraíba do Sul.
No século XIX e início do século XX, como o ocorrido em todo o interior do estado, recebeu significativa mão de obra de imigrantes, sobretudo de origem sírio-libanesa.
Itaocarenses como Patápio Silva (um dos maiores flautistas brasileiros de todos os tempos) e Eliana Macedo (a maior atriz da chanchada brasileira) se destacaram nos cenários nacional e internacional, mostrando a tradição da nossa cultura, o que se reflete na constante luta do itaocarense por um novo tempo em todos os recantos de Itaocara.
Geografia de Itaocara
Está a uma altitude de sessenta metros. Sua população estimada, em 2010, era de 22 902 habitantes. Possui uma área de 429,68 km². Localiza-se na margem direita do Rio Paraíba do Sul.
Serra do Cândido
Localizada no distrito de Laranjais, possui 630 metros de altitude. É cercada de árvores de grande porte e se encontra como um atrativo turístico para a localidade de Engenho Central. Do seu pico avista-se grande parte do município itaocarense e de outros vizinhos.
Bairros
Adovani
Bela Vista
BNH
Caxias
Centro
Cidade Nova
Cidade Seca
Engenho Central
Eucalipito
Florestal
Fuguista
Jardim da Aldeia
Juca Rocha
Recreio
Sardinha
Sobradinho
Vista do Paraíba
Gostaria de agradecer o enaltecimento da nossa cidade, com reportagens significativas. Estou me formando em Arquitetura e Urbanismo e pretendo, como outros colegas já fizeram, realizar o projeto final do TCC para nossa Itaocara, de modo a valorizá-la. Tudo que pude ler no site de vocês só veio a confirmar uma certeza que eu já tinha: Itaocara é singular e terra de muita cultura. Por isso, estou pesquisando e elaborando um projeto de um Centro Cultural para nossa cidade. Muito do que foi relevante para minha pesquisa eu pude colher do site itaocararj.com.br. E o espírito é esse: Que Itaocara seja referência não só por seus carnavais e aconchego, mas, também, pela sua diversidade cultural e pelo seu povo que a torna única.