Ícone do site Site Itaocara RJ

Final do Campeonato de Robótica do Colégio SEI, foi um sucesso.



Durante todo ano letivo de 2023, foram realizadas atividades com o auxílio da programação da placa micro:bit: dado eletrônico, sensor de nível de luz, bússola, cálculo de velocidade (radar eletrônico), jogo de coordenadas, transmissão via rádio, jogo do led, labirinto elétrico, jogo do tabuleiro, sensor de umidade do solo e muitos outros.

Os alunos do Ensino Fundamental e Ensino Médio do Colégio SEI desenvolveram práticas de projetos em Robótica, sob orientação do Professor Ronni Madeira.

O campeonato contou com a participação de todos os alunos do 7º ano do Ensino Fundamental à 2ª série do Ensino Médio, com projetos teóricos e práticos.

Foram escolhidos para a final, 6 projetos dos seguintes alunos: Gabriela Marques, Bruna Viegas, Vittor Rocha, Thiago Erthal, João Pedro Rabelo e Lívia Antunes.

A votação foi feita por um corpo de 4 jurados independentes, que pontuaram a gualidade de cada projeto e assim definiram os 3 vencedores do campeonato de robótica 2023, Do your:bit do Colégio SEI.

Ficou estabelecido os vencedores na seguinte ordem:

1º lugar – Thiago Erthal (medalha de ouro e o prêmio de um robô câmera para celular)

2º lugar – João Pedro Zebend (medalha de prata)

3º lugar – Lívia Antunes (medalha de bronze)

Na foto da esquerda para direita (João Pedro Zebend – 2º lugar, Thiago Erthal – 1º lugar, Professor Ronni, Vittor Rocha – participante).

Prêmios do Campeonato

Com o auxílio do professor Ronni Madeira e o apoio da Fundação Micro:bit de Londres na Inglaterra o campeonato foi concluído com sucesso, com muita aprendizagem e conhecimento de robótica.

Durante o campeonato os alunos puderam contar com vídeo de incentivo do responsável da Fundação Micro:bit na América Latina – José Scodiero, parabenizando os alunos pelo empenho nos trabalhos, durante o campeonato de robótica (Do your:bit).

Vídeo de mensagem do início do Campeonato

Vídeo de mensagem do Final do Campeonato

O campeonato Do your:bit, acontece no mundo inteiro contando com o apoio dos recursos on-line de modo a garantir que o maior número possível de jovens possa participar e se inspirar.

Onde cada escola faz o seu campeonato e premia seus alunos, de acordo com as suas possibilidades, recebendo todo o apoio e suporte da Fundação Micro:bit.

Em 2015, a ONU estabeleceu os 17 – ODS – Objetivos do Desenvolvimento Sustentável e o campeonato tem como base os projetos nesses objetivos, buscando soluções de projetos sustentáveis para um mundo melhor.

Conheça os projetos finalistas, desenvolvidos pelos alunos:

Gabriela Marques

Gabriela Marques – Projeto de uma casa interativa com o auxílio do micro:bit, onde o mesmo pode acender e apagar luzes na casa e medir a temperatura do ambiante, utilizando isopor e simulando os cômodos de uma casa.

 

 

João Pedro Zebend

João Pedro Zebend – Projeto de um radar eletrônico, que mede a velocidade que um carro passa de um ponto ao outro, utilizando papel alumínio e a programação do micro:bit.

 

 

 

Vitor Rocha

Vitor Rocha – Projeto de uma casa, feita com papelão, simulando os cômodos de uma casa e programando o micro:bit para ligar luzes e verificar a temperatura do ambiente.

 

 

 

Thiago Erthal

Thiago Erthal – Projeto de uma praça com dois ambientes, simulando miniaturas de cada detalhe e utilizando plantas vivas para decorar, bem como programação do micro:bit para ligar as luzes dos postes e medir a temperatura do ambiente.

 

 

Lívia Antunes

Lívia Antunes – Projeto de um alarme de porta, utilizando o campo magnético do micro:bit e um imã, produzindo um alarme ao abrir a porta.

 

 

 

Bruna Bairral

Bruna Bairral – Projeto de uma casa interativa, feita com micro:bit, com programação de lampadas que podem ser acesas com os botões e uma lâmpada automática que acende quando fica a noite.

No dia da final do campeonato de robótica, foi demonstrado atividades impressas com a impressora 3D. Um recurso que será utilizado pelo Colégio SEI em suas aulas de robótica em 2024.

Somos todos vitoriosos, afinal “EDUCAR para além dos muros” é uma tarefa conjunta, que gera resultados extraordinários!
#sonoros aplausos
#gratidão

 

Sair da versão mobile