Ter um sorriso branco é o sonho da maioria das pessoas! A odontologia oferece métodos de branqueamento dos dentes que atendem essa necessidade de forma segura e saudável, porém muitos pacientes arriscam sua saúde bucal com receitas mirabolantes vistas na internet, ou utilizam técnicas que aquele amigo indicou ou fez em casa como uso de bicarbonato de sódio, vinagre, entre outros. Vale ressaltar que esses produtos são altamente contraindicados por serem abrasivos e químicos.
É preciso tomar cuidado para não tornar a vaidade em um problema sério!
Algumas pessoas vão ficar decepcionadas, mas cremes dentais não clareiam os dentes. Eles não têm o mesmo mecanismo de ação dos clareadores usados pelos dentistas! O que eles promovem é a remoção dos pigmentos mais superficiais dos dentes, pois apresentam abrasivos em sua fórmula e o seu uso excessivo e a longo prazo pode levar a um desgaste do esmalte dentário. Os cremes dentais que prometem esse fim podem no máximo ajudar na manutenção do clareamento! Dica da dentista!!!
Técnicas de Clareamento
Clareamento Caseiro
O clareamento caseiro requer paciência porque leva mais tempo para obter resultado quando comparado ao método feito em consultório.
Essa técnica é realizada pelo paciente em casa, e supervisionada pelo dentista durante as consultas de acompanhamento.
O paciente utiliza uma moldeira confeccionada especialmente de acordo com a sua arcada dentária junto com um gel clareador. Esse gel possui concentrações diferentes e é o Dentista quem determinará o tempo de uso adequado de acordo com cada paciente.
Dentro de 1 semana já é possível ver os resultados e o tratamento completo pode levar até 4 semanas.
Clareamento a laser ou de Consultório
Esse método em contrapartida é um pouco mais rápido, já que o gel clareador se encontra em uma concentração mais alta, e por isso deve ser feito no Consultório Odontológico para que o dentista tenha total controle da aplicação e proteção dos tecidos gengivais.
A consulta leva em torno de 45 minutos e pode ser realizada de 2 a 3 sessões de acordo com cada paciente.
Existe contraindicação ?
O clareamento não pode ser realizado, em pacientes que apresentam tártaros, placa dental ou gengiva com sangramento
Antes de iniciar o tratamento o dentista deve realizar exames bucais e radiográficos, e se o resultado for satisfatório e estando livres dos problemas citados acima, qualquer pessoa insatisfeita com a cor do seu sorriso poderá realizá-lo.
Importante saber:
- Em pacientes muito jovens o tratamento deve ser indicado com cautela para que não haja risco de afetar a polpa dental.
- Futuras mamães devem esperar até o fim da gestação, pois não existem dados suficientes que comprovem a segurança do procedimento para gestantes.
- Aqueles que possuem muitas restaurações dentárias ou prótese, precisam ser orientados quanto à necessidade de refazer os trabalhos após o clareamento já que os dentes vão clarear e os materiais restauradores não.
Pós Tratamento
Para o efeito durar bastante tempo é preciso fazer uma mudança nos hábitos pessoais.
- Evitar o excesso de alimentos que contenham corantes.
Ex.: café, refrigerante, vinho, ketchup, açaí, etc.
- Investir em alimentos saudáveis no lugar dos industrializados.
- Consultar seu dentista para revisões periódicas.
- Manter a higiene oral após todas as refeições.
Está em dúvida em qual técnica é mais indicada pra você ?
Agende uma consulta com um profissional de sua confiança e tire suas dúvidas!
Seu dentista irá orientá-lo e acompanhá-lo durante o tratamento, garantindo um resultado seguro e saudável para o seu sorriso!
Fonte: @dramellinavidal – www.sorrisologia.com.br
CRO: 31939 – RJ
Graduada em Odontologia (UNESA)
Mestre em Prótese Dentária e Reabilitação Oral (Faculdade São Leopoldo Mandic)
Especializando em Ortodontia (UNIG)
Atendimento – Clínica Coi Med
Rua Cônego Ananias da Silva Câmara, 130 – Bairro: Caxias – Itaocara – RJ CEP: 28570-000
Telefones: (22) 3861-2091 / 2544