O cartunista Edgar dos Santos nasceu no hospital de Itaocara e atualmente mora em Ibipeba, distrito de São Sebastião do Alto. Sua vida começou nos anos 90 trabalhando no jornal “O Centro Norte Fluminense” ainda estudando no colegial.
Mas desde antes de começar a estudar já gostava de ilustrações de livros que o encantava.
Na primeira e segunda série seus colegas pediam para desenhar bois. Era a realidade que eles viviam na época e ele retratava isso muito bem.
Aos 11 anos teve um acidente em um caminhão e no período do tratamento que durou muito tempo, teve uma experiência na empresa Usamark – propaganda e market do irmão do seu médico e ali ele aprendeu muitas coisas.
Seu pai agradecido com o amigo médico e com a cura, fez um churrasco em sua casa para toda a redondeza. Edgar já estava com um espaço no jornal O Centro Norte.
Nesse churrasco teve como convidado o Rubem Medina na época Deputado Federal.
Com o jornal em mãos, Edgar foi mostrá-lo, já que ele era sócio da Artplam empresa de marketing que realizava o Rock in Rio. Mas na época não deu resultado.
Desiludido com quadrinhos que não conseguia avançar. Montou com a experiência que teve, um empresa de adesivos para lojas, campanhas políticas, etc.
Apaixonado pela formula1 teve a ideia de fabricar bonés. Começou então a fazer bonés, aprendendo como fabricava na marra. Pois não tinha experiência para fazer.
Fazia para lojas, materiais de construção e muito mais.
Os quadrinhos já estavam um pouco na gaveta e acabou ficando para depois, com o sucesso dos bonés.
Um belo dia, Edgar estava meio chateado, achando que tudo estava dando errado. Então aparece um carro na sua porta. E seu pai pediu para atende-lo. A pessoa veio até ele e perguntou se ele era o Edgar? Filho do Sr. Adélcio? Que fazia boné? Suas pernas tremeram pois o rapaz já sabia tudo sobre ele.
Era um Reporte do Jornal O Globo.
Ali mesmo ele já passou a mão em um bloquinho e começou a entrevistá-lo.
As noticias da fabricação de bonés correu o Brasil todo. Nessa época Edgar fazia bonés junto com suas irmãs.
Em outro dia, Edgar voltando de uma entrega, ficou surpreso, pois a equipe do RJTV estava o esperando para uma entrevista. Já haviam até almoçado com seu pai.
Como não puderam esperar, devido ao horário e porque tinha outra matéria pra fazer. Voltaram outro dia e agora sim, com hora marcada e assim fizeram a entrevista.
Edgar ganhou prêmios de indústria do ano como personalidade do setor da indústria.
E as coisas foram acontecendo. Participação em reuniões do MERCOSUL e o projeto de desenho ainda na gaveta.
Empresas de cimento como Votorantim, Holcim, laboratório Bravet do seu amigo Virgílio. Todos os clientes fortes felizes de um lado e Edgar triste de outro, pois seu sonho verdadeiro ainda não tinha concretizado.
Estava triste com a doença de seu pai. Tratamento, fabricação, aprendizado, estudo ele estava com a vida corrida.
Como todo mundo, Edgar teve muitos problemas e continua até hoje fazendo seus uniformes profissionais, mas ele resolveu tirar seu sonho da gaveta.
Tempos atrás fez um curso no CETEP Itaocara de Redes Sociais onde fui professor dele e em sala pude ver que ele lutava muito para chegar ao seu objetivo e tinha muito talento para isso.
Hoje Edgar se prepara, estudando para fazer desenho animado
Sua carreira apesar de ter belos trabalhos já feito, ainda não alavancou, mas ele sonha no dia que poderá ver seu sonho realizado, vivendo do trabalho de cartunista.
Edgar também desenvolveu a logo da Casa Agrícola Irmãos Ferreira de Valão do Barro e sempre gostou de desenhar e vive batalhando por isso. Ele está sendo observado por pessoas da área e assim aprendendo muito com eles.
O seu próximo objetivo é poder comprar um bom computador com uma mesa digitalizadora, para poder aprimorar o seu trabalho de desenho, mas isto tem um custo muito alto. O que ele está lutando para poder conseguir conquistar.
Sua filosofia de vida:
Lutar por aquilo que acreditamos!
Muito trabalho, muita luta, dedicação e perseverança.
Contato de Edgar dos Santos
Email: edgardossantoshqs@hotmail.com
WatsApp (22) 98173-1267
Grande Edgar, acredito muito em vc! Fiquei feliz de ler sua história. Vitorioso vc já é! A consagração com os desenhos virá a seu tempo. Um grande abraço do Adalberto.
Parabéns meu amigo. mas acredite sempre, que o sucesso é igual a justiça divina, tarda mas um dia virá.um grande abraço.