Caprinos são capazes de se adaptar às mais diversas condições geoclimáticas mantendo alta produção
O calor, o sol forte e a presença de parasitas internos e externos, típicos das pastagens tropicais, não representam problemas para os caprinos. Ao contrário, esses animais se mostram altamente adaptados a essas condições ambientais, o que lhes dá uma tremenda vantagem na criação em regiões tropicais.
Essa adaptação é tão significativa que acabam sendo necessárias apenas algumas poucas iniciativas de manejo, para que se garantam condições para alta produção.
Quando o assunto é alimentação, o principal aspecto a se destacar é a capacidade típica de pastejo dos caprinos, de andar muito em busca de alimentos, de consumir grande variedade dos mesmos, e serem muito seletivos no pastejo, buscando, entre as diversas espécies de vegetais, aquelas que apresentam melhor qualidade nutricional e melhor palatabilidade.
Essa facilidade de adaptação aos alimentos possibilita aos caprinos viver nas mais diferentes condições edafoclimáticas, podendo ser criados em regiões temperadas, semi-áridas ou superúmidas.
Com tudo isso, podemos imaginar que, em regiões onde o clima e a vegetação são mais favoráveis, onde as pastagens são bem manejadas, e as condições de manejo mais apuradas, os caprinos estarão em condições de apresentar alta fertilidade e ganho de peso, garantindo rentabilidade ao produtor, desde que sejam manejados corretamente com esse objetivo.