O diretor do CEDERJ Itaocara, doutor Anselmo Domingos Biasse, compôs a banca de mestrado acadêmico em ciências do Instituto do Noroeste Fluminense de Educação Superior (INFES) da Universidade Federal Fluminense (UFF), no dia 21 de março. Tendo como título da dissertação: ”A Participação da Maçonaria Brasileira na Defesa do Ensino Laico e na Criação e Manutenção de Escolas no Final do Século XIX (1869-1900) no Brasil”, cujo autor é o SAMUEL VIEIRA DA SILVA que foi orientado pelo professor doutor Adílio Jorge Marques (INFES/UFF), compôs também a banca examinadora o professor doutor Jean Carlos Miranda (INFEFS/UFF).

A pesquisa escrita a partir do campo da história da educação busca apresentar à comunidade acadêmica a contribuição da Maçonaria a educação brasileira no final do século XIX. A Maçonaria é sempre citada nos livros de história do Brasil principalmente por conta da sua atuação política no século XIX, no entanto, a participação da ordem noutros acontecimentos históricos nacionais carecem de maiores investigações.

Defesa Samuel1.JPG

Na foto, da direita para esquerda: Jean, Adílio (orientador), Samuel e Anselmo

“Nessas participações estreitamos laços e relacionamento com outras Instituições de Ensino Superior (IES). Nesse sentido, o CEDERJ Itaocara já tem parcerias com o IFF Cambuci, IFF Pádua, INFES/UFF Pádua e FAETERJ Pádua”, diz Anselmo Biasse.

Defesa Samuel2.jpeg

Na foto, da direita para esquerda: Tibério (diretor do INFES/UFF Pádua), Lincoln, Adílio e Samuel.

O Consórcio CECIERJ é formado por algumas das melhores universidades públicas, como UNIRIO, CEFET/RJ, UENF, UERJ, UFF, UFRJ e UFRRJ, o Polo Regional de Itaocara oferece os cursos de Matemática (UFF), Pedagogia (UNIRIO), Biologia (UENF), Administração Pública (UFF) e Tecnologia da Computação (UFF) e está sobre a direção do Prof. D.Sc. Anselmo Biasse.

O Polo Regional de Itaocara do CEDERJ está localizado à Rua Nilo Peçanha, nº 471, Centro e o telefone para maiores esclarecimentos são (22) 3861-2937 e (22) 3861-4844.